Estudos feitos em 2019 com o Liner MC (Medial Congruent) da Persona

Estudos feitos em 2019 com o Liner MC (Medial Congruent) da Persona
 
O objetivo desses estudos é para que possam entender melhor o benefícios desse liner.
 
Estudo 1
  • Objetivo do estudo:  avaliar a melhora clínica preliminar usando o liner Medial Congruent (MC) como nível específico de restrição.
  • Método: 10 pacientes (7 mulheres e 3 homens com idade média de 70,5 anos) foram submetidos a artroplastia total de joelho (ATJ). O LCP foi ressecado e a patela foi substituída em todos os casos. Posteriormente, foram aplicados 2 testes (OKS e KSS) no pré-operatório de aos 3 meses, 6 meses, e acompanhamento de 1 ano. Também usaram ??para avaliação, melhorias clínicas precoces. O exame radiológico pós-operatório foi revisado em busca de linhas radio lúcidas ou soltura dos componentes. Todos os pacientes seguiram um protocolo padrão pós-operatório idêntico de reabilitação incluindo suporte de peso conforme tolerado com muletas no 1º dia de pós-operatório.
  • Resultados: A melhora média no OKS foi de 19,5 para 41,2, enquanto o KSS melhorou com uma pontuação média de 64,7 no pré-operatório para 167,5 na avaliação final, apresentando resultados de bons a excelentes em 95% dos joelhos tratados. Avaliando a amplitude de movimento, a média máxima do movimento ativo foi de 124° e nenhum dos pacientes necessitou de cirurgia de revisão ou manipulação sob anestesia. Nenhuma complicação foi observada na avaliação final como soltura séptica ou asséptica ou lesão vascular ou neurológica.

Estudo 2:
  • Objetivo do estudo: avaliar a satisfação subjetiva do paciente e os resultados clínicos e radiológicos em dois grupos de pacientes submetidos a ATJ primária usando polis MC e PS.
  • Método: 100 pacientes foram submetidos a ATJ devido à osteoartrite do joelho e divididos em 2 grupos. O grupo A foi composto por 50 pacientes que utilizaram liners PS, enquanto o grupo B também foi composto por 50 pacientes que usaram o liner medialmente congruentes (MC). A técnica cirúrgica foi idêntica: equilíbrio do gap em extensão e ressecção medida em flexão; os ligamentos cruzados sempre foram removidos; o alinhamento coronal seguiu o eixo mecânico e a inclinação tibial foi fixada em 3° no grupo PS e 5° no MC. Os testes OKS e KSS foram avaliados no pré-operatório e após acompanhamento mínimo de 2 anos.
  • Resultados: não houve diferenças estatísticas pré-operatórias entre os dois grupos na ADM pré-operatória média (PS 112°, MC 108°), KSS pré-operatório médio (PS 64,4, MC 63,7), OKS pré-operatório médio (PS 19,6; MC 19,0). No acompanhamento final, não houve diferenças estatísticas entre os dois grupos no OKS médio (PS 40,5; MC 41,1) e no KSS médio (OS 161,5, MC 165,7). Encontramos uma diferença estatisticamente, mas não clinicamente significativa, na ADM final: a média máxima a flexão ativa foi de 120° no grupo PS e 123° no grupo MC.
  • Conclusão: Este estudo avaliou dois liners de polietileno biomecanicamente diferentes, mostrando que reduzir o nível de conformidade intra-articular teve efeitos mínimos nos relatos dos pacientes e nos resultados clínicos objetivos de curto prazo, mas um efeito potencialmente benéfico na amplitude de movimento (ADM). Este estudo sugere que, uma vez obtida uma estabilidade intraoperatória satisfatória, o nível mínimo de restrição deve ser usado.
 
Link para acessar aos artigos na íntegra e catálogos:
 
https://drive.google.com/drive/folders/1rQDK2r4N7u5bi1KZyyUiPIoHDe0MrTlN?usp=sharing